13 3382-4000
contato@ocmcontabilidade.com.br

Entenda Quais São Os Departamentos De Um Escritório De Contabilidade

modelo estrutural de um escritório de contabilidade requer muita atenção. Afinal, é a estrutura organizacional que impacta no desenvolvimento dos serviços e, como consequência, na qualidade dos resultados. Por isso, é muito comum encontrar novos contadores querendo entender mais sobre o assunto e também contadores experientes procurando por estruturas mais eficientes.

Diante disso, é interessante destacar que nem sempre a estrutura convencional, ou seja, aquela usada em grandes escritórios de contabilidade é, de fato, a mais eficiente. Há outras opções, como estrutura por especialidade e por cliente, que podem ser muito mais interessantes dependente de cada escritório. Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre cada uma. Confira!

Estrutura por cliente

Utilizada, geralmente, em pequenos e médios escritórios, a estrutura por cliente é aquela na qual o contador fica responsável por realizar todos os serviços demandados pelo cliente. Um único profissional é responsável por realizar todas as tarefas, como abertura de empresa, folha de pagamento, pagamento de tributos etc. Além disso, o contador também é encarregado por realizar o atendimento ao cliente e manter um bom relacionamento com o mesmo.

Como pode ser observado pela descrição acima, a estrutura por cliente é ideal para pequenos e médios escritórios que ainda não têm tantos clientes e funcionários. No entanto, não é tão recomendado para grandes escritórios. Uma vez que acabará sobrecarregando o contador ou até mesmo demandando a contratação de mais profissionais do que o necessário.

Estrutura por especialidade

Normalmente, a estrutura por especialidade é a mais utilizada por grandes escritórios. Neste modelo, há departamentos específicos para cada serviço e os profissionais que trabalham neles são especializados no que fazem. Eles não têm acesso ao cliente e ficam responsáveis somente por realizar os serviços. Quem atende os clientes e promove um bom relacionamento é o gerente de contas, um profissional altamente qualificado e que fica responsável por direcionar as demandas dos clientes para cada departamento.

Afinal, quais são os departamentos de um escritório de contabilidade?

Agora que já falamos sobre os modelos, você deve estar curioso para entender quais são os departamentos de um escritório de contabilidade que utiliza a estrutura por especialidade, certo? Então, vamos lá!

Departamento de legalização

O departamento de legalização é responsável por realizar a abertura de uma empresa. Os contadores, deste setor, realizam toda a parte burocrática, como recebimento da documentação, entrada na junta comercial, emissão no CNPJ e todos os processos junto ao governo.

Além disso, o departamento também é responsável por realizar alterações contratuais; emissão de CND – federal, estadual e municipal; encerramento de empresas; cadastro junto a vigilância sanitária; cadastro em conselho de classe; regularização de cadastro junto a órgãos públicos; parcelamentos ordinários de débitos – federais, estaduais e municipais; regularização de AVBC; emissão de certificado digital MEI e pesquisa SPC/Serasa.

Departamento fiscal

Após o cliente realizar a abertura da sua empresa, com os profissionais do departamento de legalização, ele estará apto para dar andamento nas suas atividades e emitir nota fiscal. Sendo assim, ele será encaminhado para o departamento fiscal que será responsável por receber todas as notas fiscais, realizar a escrituração das notas e apuração dos impostos mensais e anuais.

Toda a escrituração deve ser feita segundo os Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP), além de seguir a legislação fiscal vigente e o regime de apuração certo, ou seja, Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples.

Departamento contábil

O departamento contábil deve realizar toda a verificação e análise das movimentações financeiras de um negócio. O serviço deve sempre ser feito seguindo os normativos do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Os contadores devem, por exemplo, verificar se os impostos declarados pelo departamento fiscal estão, de fato, de acordo com o faturamento e as alíquotas previstas em lei. Além disso, os profissionais do departamento contábil ficam responsáveis pela emissão das guias e envio para o tesoureiro do cliente.

Por fim, vale ressaltar que, após compreender quais são os departamentos de um escritório de contabilidade, é essencial analisar com cuidado qual estrutura fará sentido para o seu negócio.

Leave A Comment