13 3382-4000
contato@ocmcontabilidade.com.br

QUER ABRIR A SUA PRÓPRIA EMPRESA? ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE TER UM PLANO DE NEGÓCIOS

Várias pessoas sonham com o sucesso pessoal alinhado ao empreendedorismo. E conquistar um negócio próprio pode ser a saída para ter mais dinheiro, trabalhar no que gosta e também, contribuir para o país empregando pessoas e gerando riquezas para a nação e para si mesmo. Além de tudo, ser um empreendedor agrega bastante experiência na própria vida e muito sucesso ao ser reconhecido como um empresário. Porém, ao começar, é muito importante de ter um plano de negócios para o sucesso e crescimento sustentável da sua empresa. Continue lendo:

ENTENDA O QUE É O PLANO DE NEGÓCIOS E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NA HORA DE ABRIR UMA EMPRESA?

O QUE É UM PLANO DE NEGÓCIO?

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

PLANEJAMENTO

Quando você desenha um plano de negócios você já inicia o planejamento com os passos iniciais, médio e longo prazo da sua nova empresa. Assim você consegue ter uma visão completa do seu negócio para saber como proceder diante das situações que podem acometer a sua empresa em todos os seus estágios.
Além disso, é por meio do planejamento que você consegue preparar os recursos, sejam eles humanos ou financeiros, para o sucesso do seu empreendimento.

CONTROLE FINANCEIRO

No plano de negócios você detalha como você irá lidar com a questão financeira da sua empresa. No seu plano financeiro você coloca de onde você irá tirar os recursos, o que você irá fazer com eles e como você irá lidar a longo prazo com as suas finanças.

GESTÃO DE PESSOAS

Quando você monta o seu plano de negócios, você precisa pensar em como gerenciar os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da sua empresa. E assim, você define uma quantidade estimada de funcionários, sócios e outras pessoas que irão fazer parte do seu empreendimento.
Faça uma análise completa de pessoal para a sua empresa.

ENTENDIMENTO DO MERCADO

Ao montar o plano de negócios é primordial que você analise o mercado e o segmento que você irá atuar. Conheça os seus concorrentes, o mercado, os seus possíveis fornecedores, empresários do mesmo segmento e outras informações necessárias para que você possa se desenvolver.

Homem elaborando o seu plano de negócios para abrir sua empresa

PLANO DE EXPANSÃO

No seu plano de negócios você deve considerar uma informação importantíssima: o seu plano de expansão. Comece a sua empresa preparado para crescer e se desenvolver frente aos seus concorrentes. Este planejamento a longo prazo é o que vai fazer a diferença para uma gestão de sucesso e crescimento sustentável da sua empresa.

Considere a importância deste documento para o início e a sustentação do seu negócio durante muito tempo. Anote tudo o que você acredita que é importante e peça indicações e instruções de entidades especializadas em te ajudar nesses primeiros passos de fomento ao a sua empresa.

Por aqui você sempre vai ter dicas e uma assessoria completa para a sua empresa e o sucesso das suas operações. Fique sempre ligado em nossas informações e dicas para te ajudar a gerenciar os seus negócios da melhor maneira possível e preparado para a expansão financeira e estrutural do seu empreendimento.

Leave A Comment